metropoles.com

Montadoras contra incentivos no Brasil usam o benefício na Argentina

General Motors, Toyota e Volkswagen são contra incentivos fiscais para concorrentes previstos na reforma tributária, mas exploram benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: GM Mercosul/Divulgação
Picape Montana
1 de 1 Picape Montana - Foto: Foto: GM Mercosul/Divulgação

A prorrogação dos incentivos fiscais para plantas automotivas na Região Nordeste, prevista na reforma tributária, é criticada por algumas das principais empresas do setor, como General Motors, Toyota e Volkswagen, concorrentes das que recebem o benefício. Essas mesmas montadoras, no entanto, exploram incentivos fiscais na Argentina para produzir carros importados para o Brasil.

As três empresas assinaram carta contra a prorrogação dos incentivos fiscais. A aprovação do mecanismo estenderá até 2023 os benefícios usufruídos por Stellantis e BYD, em Pernambuco e na Bahia, respectivamente. As fábricas no Centro-Oeste também seriam beneficiadas com a medida.

O Mercosul garante a isenção de impostos de importação para diversos veículos de passeio e SUVs, o que amplia a competitividade de carros argentinos, como as picapes, na comparação com automóveis produzidos no Nordeste.

A propósito, a Stellantis, dona da Fiat, Peugeot e Citroën, importa modelos da Argentina para o Brasil, entre eles o Fiat Cronos e o Peugeot 208, com incentivos fiscais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?