Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Líder do governo Lula passa a frequentar reuniões do agronegócio

O senador Jaques Wagner começou a participar das reuniões da bancada ruralista em meio ao acirramento da relação entre governo e agronegócio

25/04/2023 06:00, atualizado 18/05/2023 09:44
Compartilhar notícia
José Cruz/Agência Brasil
O senador Jaques Wagner é fotografado de braços cruzados no Palácio da Alvorada

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, pediu para frequentar as reuniões que os colegas da bancada ruralista têm organizado mensalmente. Os senadores já fizeram dois encontros para conversar sobre projetos de lei relacionados ao agronegócio.

A incursão de Wagner ocorre no momento em que as relações do governo com o agronegócio enfrentam um acelerado processo de deterioração. O agro critica o que considera uma demora do governo para conter as invasões de terra promovidas pelo MST. A onda de ocupações é chamada pelo movimento de Abril Vermelho.

Os ruralistas já haviam se queixado do desmembramento do Ministério da Agricultura e criticado os discursos do presidente da Apex, Jorge Viana, que relacionaram o agronegócio ao aumento do desmatamento.

Os encontros não são parte dos almoços oferecidos pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e têm reunido aproximadamente 20 senadores ruralistas. Na primeira reunião, os parlamentares falaram sobre pautas prioritárias para o ano legislativo, como a regularização fundiária e o PL dos Agrotóxicos.

A tramitação do PL dos Agrotóxicos voltou a ser debatida na segunda reunião organizada pelos senadores. A pedido dos governistas, os ruralistas aceitaram promover um encontro com técnicos para discutir a proposta. O projeto é rechaçado por ambientalistas, mas tem a simpatia do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e está pronto para ser votado no plenário.