metropoles.com

Jair Bolsonaro, Elon Musk, a fake news e o “meme”

A justificativa de um ex-ministro, agora candidato, para defender montagem disseminada nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Foto falsa de Bolsonaro sentado ao lado do empresário Elon Musk em lancha. A montagem é feita colocando a cabeça do empresário no corpo de outra pessoa que aparece na foto real. Na frente, um banner vermelho escrito "Falso" - Metrópoles
1 de 1 Foto falsa de Bolsonaro sentado ao lado do empresário Elon Musk em lancha. A montagem é feita colocando a cabeça do empresário no corpo de outra pessoa que aparece na foto real. Na frente, um banner vermelho escrito "Falso" - Metrópoles - Foto: null

Após o encontro do bilionário Elon Musk com Bolsonaro, grupos bolsonaristas divulgaram foto de ambos em uma lancha, como se fossem próximos. As legendas diziam que a boa relação entre o empresário e o chefe do Executivo renderá frutos e buscavam exaltar a imagem de Bolsonaro.

Após veículos de imprensa revelarem que a foto era na verdade uma montagem — a imagem original tem o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, no lugar de Musk — o ex-ministro do Turismo Gilson Machado usou suas redes sociais para defender a publicação.

Candidato ao Senado com o apoio de Bolsonaro, Machado classificou esse tipo de fake news como um mero meme, o velho “se colar, colou”.

Não foi a primeira vez que  bolsonaristas, depois de espalhar uma mentira, dizem que era brincadeira. Ricardo Salles fez o mesmo após disseminar uma montagem falsa como se a emissora CNN tivesse anunciado que Bolsonaro evitara uma guerra mundial na visita à Rússia no começo do ano.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia