metropoles.com

Instagram detalha funcionamento de seu algoritmo

Plataforma também explica como cria ordem de importância no Feed e nos Stories

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Instagram
1 de 1 Instagram - Foto: Reprodução

O Instagram detalhou em seu site oficial como faz as escolhas que determinam o funcionamento da plataforma e a experiência que os usuários têm nela. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, no texto “Shedding more light on how Instagram works” (“Esclarecendo melhor como o Instagram funciona”).

Na publicação, a rede social tenta responder perguntas simples, a exemplo de “Como o Instagram decide o que aparece para mim primeiro?” ou “Por que alguns dos meus posts recebem mais views que outros?” Como justificativa para a explicação, ela percebe que há “muitos equívocos” do público ao julgar como se dá esse funcionamento.

Dos pontos abordados, um dos mais importantes é aquele que trata do algoritmo. A plataforma diz que não existe “O Algoritmo”, tal qual uma inteligência única que monitora o que as pessoas veem ou não. No lugar, há variados “algoritmos, classificadores e processos”, cada um seguindo um propósito. Isso é necessário, segundo o texto, para personalizar a experiência do usuário, e vale para todos os setores do Instagram, como Feed, Explorar e Reels — cada um conta com uma lógica.

Também explica por que resolveu eliminar o recurso que permitia colocar as publicações do feed em ordem cronológica — a mudança ocorreu em 2016 e desapontou muita gente. Isso foi preciso pelo próprio crescimento da plataforma, uma vez que, com mais usuários e conteúdos para seguir, era quase impossível acompanhar tudo. “Em 2016, as pessoas estavam perdendo 70% de todos os seus posts no Feed, incluindo quase metade das publicações de suas conexões próximas”, informa. Hoje o Instagram apresenta um Feed que faz um ranking das postagens a partir dos interesses do dono da conta.

Exatamente por isso, o texto dá mais informações sobre como procede na hora de criar essa ordem de importância, tanto no Feed como em Stories, Reels e Explorar. E fornece palpites para melhorar a experiência na plataforma, caso o usuário esteja vendo coisas demais que não são de seu interesse.

Essa é a primeira de uma série de postagens sobre a tecnologia da rede social que o Instagram vai disponibilizar. O texto completo (em inglês) pode ser lido aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?