metropoles.com

Grupo da transição quer recriar Ministério do Desenvolvimento Agrário

Grupo técnico pediu recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário com mais atribuições; Bolsonaro esvaziou programa de alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis
agricultura familiar anapolis
1 de 1 agricultura familiar anapolis - Foto: Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis

O grupo técnico de Desenvolvimento Agrário na transição pediu que o governo Lula crie um ministério para a área. O pedido foi formalizado nesta quarta-feira (30/11), no primeiro relatório do colegiado.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário proposto pelos especialistas seria mais robusto do que o das gestões petistas anteriores: envolveria também a área de segurança alimentar. A pasta teria secretarias para tratar de temas como agricultura familiar, agroecologia e cooperativismo solidário.

Um dos objetivos definidos pelo grupo técnico é estimular a produção de alimentos e geração de renda em comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

O principal programa de agricultura familiar do país, o Programa de Aquisição de Alimentos, teve orçamento praticamente zerado no governo Bolsonaro. Os técnicos da transição defendem retomar o programa.

Esses planos, contudo, têm forte oposição do grupo técnico da Agricultura. Uma das integrantes, a senadora Kátia Abreu, já avisou que é contra a Agricultura perder atribuições. Abreu criticou a recriação também do Ministério da Pesca.

Compartilhar notícia