metropoles.com

Governo é mais aprovado nos programas sociais que no combate a drogas

Pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto mostra que programas sociais são o item com maior aprovação do público

atualizado

Compartilhar notícia

Roberta Aline / MDS
Mulher colorida com Pessoa mostra cartão do Bolsa Família - Metrópoles
1 de 1 Mulher colorida com Pessoa mostra cartão do Bolsa Família - Metrópoles - Foto: Roberta Aline / MDS

As políticas públicas do governo Lula com a maior aprovação do público são os programas sociais, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) encomendada pelo Palácio do Planalto.

O instituto mediu a avaliação do governo em diferentes áreas. Os programas sociais, como o Bolsa Família, são avaliados por 39% como ótimos ou bons e por 33% como regular. Apenas 22% os consideram ruins ou péssimos sob a gestão de Lula. A área é conduzida pelo ministro do Desenvolvimento Social, senador petista Wellington Dias.

A “atenção às crianças” e proteção ao meio ambiente também vão bem, com 30% de ótimo ou bom cada. Já os itens com a menor aprovação são a prevenção ao uso de drogas, que 7% avaliam como ótima ou boa, e combate à corrupção, com 13% de avaliação positiva.

A pesquisa também mediu como os que recebem o Bolsa Família o avaliam em relação ao Auxílio Brasil, nome usado durante o governo Jair Bolsonaro. Entre os beneficiários, 58% acreditam que o programa é melhor que no ano passado; 27% opinam que é igual e 11% acham que piorou.

No público em geral, a maioria dos entrevistados tem opiniões negativas sobre o Bolsa Família: 73% concordam que “favorece a acomodação” das pessoas mais pobres, 72% acreditam que as pessoas “ficam dependentes” do programa e 53% disseram que ele incentiva a ter mais filhos.

Apesar disso, só 30% concordam com a afirmação de que R$ 600 são suficientes para oferecer uma vida minimamente digna para quem recebe o Bolsa Família.

Resultado da pesquisa do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?