metropoles.com

Favorito ao STF, Zanin organiza agenda para campanha em Brasília

Advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, deve encontrar autoridades e interlocutores nas próximas semanas

atualizado

TRF-3/ Sylvio Sirangelo
Cristiano Zanin, advogado de Lula

O advogado Cristiano Zanin Martins, favorito para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima vaga, já montou seu calendário de ponte aérea para passar o mês de abril em campanha em Brasília.

Nas próximas semanas, ele deve passar dois ou três dias da semana em Brasília e voltar para São Paulo, onde mora, apenas nos finais de semana.

Zanin tem se reunido com políticos, advogados e outras figuras relevantes de Brasília para tentar assegurar sua indicação ao STF.

Lula tem dado sinais de que vai indicá-lo, o que deve ocorrer em abril, algum tempo antes da aposentadoria de Ricardo Lewandowski em maio. Antes disso, porém, ele quer ouvir senadores para garantir que o nome é viável. Zanin foi advogado de Lula na Operação Lava Jato.

Como mostrou a coluna, o maior revés à sua candidatura é a briga com Roberto Teixeira, seu ex-sócio, compadre de Lula e amigo dele há várias décadas. Teixeira e Zanin disputaram honorários milionários na Justiça.

Outros cotados são Manoel Carlos de Almeida, apadrinhado de Lewandowski, Pedro Serrano, ligado ao grupo de advogados Prerrogativas, e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).






Quais assuntos você deseja receber?