metropoles.com

Ex-diretor jurídico da Souza Cruz é candidato ao STJ, onde empresa tem processos

Márcio Fernandes, diretor jurídico da empresa por 25 anos, está na lista de indicados

atualizado

Compartilhar notícia

OAB
Márcio Fernandes, advogado e ex-diretor da BAT Brasil
1 de 1 Márcio Fernandes, advogado e ex-diretor da BAT Brasil - Foto: OAB

A empresa de cigarros Souza Cruz, onde trabalhou durante um quarto de século Márcio Fernandes, candidato a uma vaga de indicação de advogados no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem ações de interesse na Corte, tanto em benefício próprio quanto de todo o setor tabagista.

Na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a vaga no STJ, o advogado Márcio Fernandes atuou como diretor jurídico e de compliance das Américas do Grupo BAT (British American Tobacco), dona da Souza Cruz, de 1996 até o final de 2021.

Entre os advogados que representam a empresa no STJ, estão parentes de ministros do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), contratados enquanto Márcio trabalhava lá — ele era diretor jurídico de assuntos globais em Londres, onde não tinha ingerência sobre os contratos.

O STJ é relevante para as empresas de tabaco porque é lá que se resolvem algumas das disputas tributárias do setor. Há ações em que a própria Souza Cruz é parte. Além disso, a Corte julga casos de contrabando de cigarro, que a indústria tenta combater.

Segundo levantamento da coluna, de 2014 até 2021, enquanto Márcio trabalhava lá, a Souza Cruz foi representada cinco vezes no STJ por Rodrigo Cunha Mello Salomão, filho do ministro do STJ Luis Felipe Salomão, e Paulo Cesar Salomão Filho, sobrinho do ministro.

Além disso, em cinco ações, a Souza Cruz teve como advogado Rodrigo Fux, filho do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outros profissionais do Fux Advogados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?