Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Eliane Brum e editor do Guardian lançam site para cobrir a Amazônia

Premiada no Brasil, Eliane Brum se junta ao editor de meio ambiente do Guardian, Jonathan Watts, para lançar veículo trilíngue na Amazônia

atualizado 19/08/2022 15:31

Amazonia desmatamentoIgo Estrela/Metrópoles

A escritora Eliane Brum, uma das jornalistas mais premiadas do Brasil, lançará no dia 13 de setembro um veículo de imprensa trilíngue sediado em Altamira, no Pará. O site se chamará Sumaúma e terá como foco a cobertura sobre a Amazônia.

O desenvolvimento do veículo se deu em parceria com o jornalista britânico Jonathan Watts, editor global de meio ambiente no The Guardian. Watts vive na Amazônia desde o ano passado.

Também estarão na empreitada as jornalistas Carla Jimenez, ex-diretora do El País no Brasil, e Talita Bedinelli, ex-editora do El País Brasil. A peruana Verônica Goyzueta, de vasta experiência como correspondente internacional, se mudará para Altamira e também fará parte da equipe de Sumaúma.

Além da produção jornalística e do interesse em firmar parcerias com veículos estrangeiros, o projeto de Brum terá um laboratório para contribuir com a formação de jornalistas que moram na Amazônia e contará com um conselho, composto majoritariamente por lideranças da floresta, para definir os rumos da cobertura sobre a região.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna