metropoles.com

Dom e Bruno: servidores da Funai aprovam greve após fala do presidente

Servidores pedem retratação do presidente da Funai após nota sobre indigenista e jornalista, caso contrário paralisação ocorrerá nesta terça

atualizado

Compartilhar notícia

Mário Vilela/Funai
Marcelo Augusto Xavier da Silva, novo Presidente da Funai assina posse
1 de 1 Marcelo Augusto Xavier da Silva, novo Presidente da Funai assina posse - Foto: Mário Vilela/Funai

Servidores da Funai aprovaram estado de greve para esta terça-feira, por 24 horas, caso o presidente da instituição, Marcelo Augusto Xavier da Silva, não se retrate sobre nota na qual afirmou que Dom e Bruno não tinham autorização para entrar na área indígena. Xavier da Silva declarou que a missão da dupla “não foi comunicada à Funai”. A informação foi desmentida pela Coordenação Regional do Vale do Javari e pela Unijava.

Participaram de assembleia nesta segunda-feira, 13, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep-DF), da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condisef) e Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef), além da Indigenistas Associados (INA).

O grupo também reivindica envio imediato de forças de segurança pública para garantir a integridade física de servidores da Funai em todas as bases de proteção do Vale do Javari, bem como as sedes das coordenadorias regionais.

Também cobra envio imediato de força-tarefa para apoio aos servidores e às atividades das coordenadorias regionais de Alto Solimões e Vale do Javari.

A paralisação está prevista para a partir das 9h desta terça-feira caso não haja retratação por parte de Xavier da Silva. Está previsto, ainda, um ato em frente ao Ministério da Justiça.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?