metropoles.com

Dois vencedores do Nobel de literatura entram em domínio público

Obra de Sinclair Lewis e de André Gide entram em domínio público, assim como a de Hermann Broch e de Ludwig Wittgenstein

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
André Gide
1 de 1 André Gide - Foto: Getty Images

As obras de dois vencedores do Nobel de Literatura entram no domínio público neste ano. A liberação para a edição e publicação dos trabalhos sem pagar direitos autorais acontece no ano seguinte em que a morte da pessoa completa 70 anos. Assim, em 2022 o trabalho de pessoas falecidas em 1951 passam ao domínio público.

O primeiro é André Gide, escritor francês nascido em 1869 e que recebeu o Nobel em 1947. Para além da sua obra literária, Gide ficou conhecido pela sua militância em prol dos homossexuais, o que era considerado crime em muitos países na época. Em 1924, por exemplo, ele publicou “Corydon”, ensaio no qual critica a homofobia.

O outro vencedor do Nobel que entra em domínio público neste ano é Sinclair Lewis,  primeiro escritor dos Estados Unidos a receber o prêmio, em 1930. A obra de Lewis foi sendo esquecida depois da morte do autor, mas teve uma alta de popularidade após a eleição de Donald Trump.

O livro satírico “Não Vai Acontecer Aqui”, de 1935, voltou às listas de mais vendidos nos EUA com a chegada de Trump à Casa Branca. A obra narra a eleição de um senador fascista para a Presidência do país e faz referência à ascensão do nazismo e do fascismo na Europa que acontecia no período.

Além dos dois, também passam para o domínio público as obras de outros autores importantes, como as dos austríacos Hermann Broch e Ludwig Wittgenstein. O primeiro é um dos grandes escritores modernistas do mundo, enquanto o segundo é considerado por muitos como o filósofo mais relevante do século XX.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações