metropoles.com

Deputado do PT assinou projeto da oposição para anular decisões do STF

Welter, do PT do Paraná, assinou a PEC que parlamentares da oposição apresentaram para tornar o Congresso capaz de anular decisões do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto colorida Escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF aborto precatórios - metrópoles
1 de 1 foto colorida Escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF aborto precatórios - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiria ao Congresso anular as decisões do STF contou com a assinatura de um deputado do PT para ser protocolada. Elton Welter, do Paraná, se juntou às lideranças da oposição na Câmara para apoiar o projeto contrário ao Supremo.

A oposição apresentou a PEC como retaliação aos julgamentos do STF sobre temas que o Congresso havia legislado, como a descriminalização da maconha e do aborto e a derrubada da tese do marco temporal.

O texto, de autoria do deputado Domingos Sávio, do PL de Minas Gerais, condena a existência de “poderes supremos” e afirma que o país enfrenta “ambiente cada dia mais tenso diante de decisões polêmicas e controversas, proferidas muitas vezes por um indivíduo em detrimento da opinião de milhões de brasileiros”.

Welter foi o único deputado de esquerda entre os 175 que assinaram a PEC. O projeto contou com o apoio de 77 deputados do PL, o partido de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?