metropoles.com

Cúpula da PF foi avisada sobre buscas, não sobre prisão de ex-ministro

Comando da Polícia Federal achava que Milton Ribeiro só sofreria busca. Segundo grampo em Ribeiro, Bolsonaro também não sabia da prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
presidente jair bolsonaro conversa com ex ministro da educação Milton Ribeiro
1 de 1 presidente jair bolsonaro conversa com ex ministro da educação Milton Ribeiro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A cúpula da Polícia Federal foi avisada somente que haveria uma ação de busca e apreensão nos endereços do ex-ministro Milton Ribeiro, e não foi alertada pelo delegado responsável pelo caso de que o próprio ex-ministro seria preso. A prisão, portanto, pegou o alto comando da PF de surpresa.

Esta informação obtida pela coluna vai na mesma linha de um diálogo interceptado pela Polícia Federal, ao qual o repórter Bruno Tavares teve acesso. Nele, Ribeiro conta à filha que recebeu do “presidente” a informação sobre uma provável busca e apreensão — sem fazer referência a qualquer possibilidade de detenção.

Preso na última quarta-feira, Ribeiro foi solto no dia seguinte por decisão do desembargador Ney Bello, do TRF-1. Ney é um dos postulantes a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça, cuja decisão final cabe a Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações