Cúpula da PF foi avisada sobre buscas, não sobre prisão de ex-ministro
Comando da Polícia Federal achava que Milton Ribeiro só sofreria busca. Segundo grampo em Ribeiro, Bolsonaro também não sabia da prisão
atualizado
Compartilhar notícia

A cúpula da Polícia Federal foi avisada somente que haveria uma ação de busca e apreensão nos endereços do ex-ministro Milton Ribeiro, e não foi alertada pelo delegado responsável pelo caso de que o próprio ex-ministro seria preso. A prisão, portanto, pegou o alto comando da PF de surpresa.
Esta informação obtida pela coluna vai na mesma linha de um diálogo interceptado pela Polícia Federal, ao qual o repórter Bruno Tavares teve acesso. Nele, Ribeiro conta à filha que recebeu do “presidente” a informação sobre uma provável busca e apreensão — sem fazer referência a qualquer possibilidade de detenção.
Preso na última quarta-feira, Ribeiro foi solto no dia seguinte por decisão do desembargador Ney Bello, do TRF-1. Ney é um dos postulantes a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça, cuja decisão final cabe a Bolsonaro.