metropoles.com

CPI ignora bolsonarista e rejeita aliviar depoimento de general Heleno

Deputado bolsonarista alegou saúde fragilizada de general Augusto Heleno, ex-ministro de Bolsonaro, mas não conseguiu aliviar fala à CPI

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro Augusto Heleno, do GSI, de terno e gravata. Ao fundo o que parece ser uma tela azul | Metrópoles
1 de 1 Ministro Augusto Heleno, do GSI, de terno e gravata. Ao fundo o que parece ser uma tela azul | Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ala bolsonarista da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal não conseguiu reduzir o desgaste do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro. Neste mês, Heleno foi convocado pelos parlamentares para explicar sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O depoimento ainda não foi marcado.

Em uma reunião interna da CPI feita recentemente, um parlamentar bolsonarista alegou que Heleno estaria com a saúde fragilizada e pediu que a CPI transformasse a convocação em convite. Ou seja: tornasse a ida de Heleno opcional, uma vez que ele estaria disposto a falar. Na prática, o depoimento do general de 75 anos aconteceria da mesma forma, mas sob menos pressão e desgaste.

Os colegas reagiram à proposta e ressaltaram que o depoimento de Heleno era fundamental para esclarecer as ligações de auxiliares de Jair Bolsonaro com os atos golpistas. A convocação foi mantida.

Na quarta-feira (29/3), os repórteres Caio de Freitas Paes e Laura Scofield mostraram que o GSI comandado por Heleno recebeu uma pessoa presa no 8 de Janeiro e outras acampadas no QG golpista em frente ao Exército.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações