metropoles.com

Conselho dos Direitos Humanos pede demissão do presidente da Funai

Conselho Nacional dos Direitos Humanos fez reunião para discutir o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Mário Vilela/Funai
Marcelo Augusto Xavier da Silva, novo Presidente da Funai assina posse
1 de 1 Marcelo Augusto Xavier da Silva, novo Presidente da Funai assina posse - Foto: Mário Vilela/Funai

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) pediu nesta quarta-feira (22/6) a demissão imediata de Marcelo Xavier da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). O colegiado ligado ao Ministério dos Direitos Humanos fez uma reunião para discutir o assassinato do indigenista Bruno Pereira, servidor licenciado da Funai, e o jornalista inglês Dom Phillips, na Amazônia.

Após uma reunião, a comissão também recomendou que Jair Bolsonaro, Marcelo Xavier e outras autoridades do governo federal parem de difamar Bruno Pereira. Para o grupo, que conta com representantes da sociedade civil e dos três Poderes, o governo Bolsonaro tem cometido “graves omissões” no caso.

“Cessem as graves e reiteradas ações e omissões do governo federal, que revelam a afirmação de interesses políticos e econômicos em detrimento aos direitos dos povos indígenas”, afirmou a recomendação do CNDH.

No último sábado (18/6), um laudo da PF mostrou que Bruno e Dom foram mortos a tiros, com munição de caça. O indigenista e o correspondente do The Guardian estavam desaparecidos na Amazônia desde o dia 5.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?