Guilherme Amado

Condenação de general expõe trinca de ministros do TCU governistas

Augusto Nardes, Raimundo Carreiro e Jorge Oliveira têm se notabilizado por votar quase sempre de acordo com os interesses do governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

IMG_0261
1 de 1 IMG_0261 - Foto: null

O julgamento do general da reserva José Ricardo Kümmel, punido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por gastar R$ 1,8 milhão de reais do Exército em reformas da piscina e da churrasqueira do imóvel funcional onde morava, expôs a trinca de ministros que têm frequentemente votado de acordo com os interesses do governo de Jair Bolsonaro.

Augusto Nardes, Raimundo Carreiro e Jorge Oliveira foram votos vencidos no julgamento, que terminou com o placar de 5 a 3 para que Kümmel fosse responsabilizado. Não que esta fosse uma pauta estratégica para Bolsonaro, mas os ministros do TCU têm demonstrado diferentes graus de afinidade com assuntos caros ao presidente.

O posicionamento de Jorge Oliveira não tem surpreendido os demais ministros. Oliveira é amigo de longa data da família, foi ministro do governo e assumiu o cargo por indicação de Bolsonaro.

Raimundo Carreiro recebeu de Bolsonaro a promessa de que se tornaria embaixador em Lisboa. O pleito existe faz algum tempo, perdeu força, mas parlamentares e integrantes do governo ainda trabalham para que a oferta saia do papel, o que liberaria a vaga cujo ocupante cabe ao Senado indicar.

Já Augusto Nardes construiu relação próxima com o governo e, não à toa, é frequentemente elogiado por Bolsonaro. No último dia 17, o presidente declarou que, se o ministro estivesse no STF, votaria contra o marco temporal indígena. O desejo, no entanto, não pode se tornar realidade. Nardes está com 68 anos, três a mais do que a idade limite para ser indicado para a Corte.

Você já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?