Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Naomi Matsui

Comissão do Senado chama Guedes para explicar empresa em paraíso fiscal

Ministro será convidado a explicar offshore em sessão que deve ser marcada para 19 de outubro

atualizado 05/10/2021 11:11

presidente jair bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do PlanaltoIgo Estrela/Metrópoles

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (5/10) um convite para o ministro Paulo Guedes dar explicações sobre a Dreadnought International, empresa que mantém nas Ilhas Britânicas Virgens, famoso paraíso fiscal.

O requerimento aprovado é para convite, ou seja, Guedes não será obrigado a comparecer ao colegiado. Segundo o presidente do colegiado, Otto Alencar, a sessão será marcada para 19 de outubro. Também foi convidado o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Inicialmente, senadores de oposição pediam a convocação de Guedes e Campos Neto. Após pedido de governistas, no entanto, a solicitação foi convertida em convite.

A existência da offshore foi revelada neste domingo (3/10) pelo especial Pandora Papers, do qual o Metrópoles faz parte. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato a frente da pasta.

Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna