metropoles.com

Campanha de Leite conta com votos de Serra, Zé Aníbal e Teotônio Vilela

Diferentemente do que dizem os aliados de Doria, monitoramento feito pela campanha de Leite aponta chance elevada de 2º turno nas prévias

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
eduardo leite 2
1 de 1 eduardo leite 2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um levantamento feito pela campanha de Eduardo Leite para monitorar as preferências dos tucanos nas prévias do PSDB contabiliza para o governador gaúcho os votos dos senadores José Aníbal e Mara Gabrilli, ambos de São Paulo, e dos ex-presidentes do partido José Serra, Geraldo Alckmin e Teotônio Vilela Filho.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, aparece no levantamento como “indefinido”. Já o voto de FHC é contabilizado para João Doria, seguindo o que o próprio ex-presidente declarou.

O estudo em questão embasa as projeções do ex-deputado João Almeida, responsável por organizar para Leite as viagens e os encontros com lideranças tucanas dos estados por onde o governador passa. O mapeamento detalha a porcentagem de votos de Leite e de Doria em cada estado da federação.

No momento, a equipe de Almeida avalia três cenários para as prévias, e Leite venceria apenas um sem a necessidade de segundo turno. A votação do primeiro turno será em 21 de novembro e, se um candidato não conseguir a maioria absoluta, os tucanos voltarão às urnas no dia 28 de novembro.

O primeiro cenário conta só tucanos com mandatos: Leite estaria com 40,1% dos votos, Doria com 23,3% e Arthur Virgílio com 1,3%. Os indefinidos são 10,3%.

Em um segundo cenário, a campanha de Leite inclui a projeção de que Doria teria 55% dos votos dos filiados sem mandatos. Nesse caso, Leite conta com 51,4%, Doria com 37% e Virgílio com 1,3%, enquanto os indefinidos são 10,3%. Leite venceria no primeiro turno se o resultado fosse esse.

No último cenário, a campanha de Leite incluiu 70% dos votos de filiados sem mandatos para Doria. A projeção tem Leite com 47,6%, Doria com 40,8%, Virgílio com 1,3% e outros 10,3% de indefinidos.

Todos os cenários divergem do que Leite e Doria divulgaram publicamente até aqui. Na quinta-feira (7/10), os organizadores da campanha de Doria disseram que o governador estaria com 65% dos votos gerais e, portanto, venceria em primeiro turno. Em resposta, Leite afirmou, via assessoria de imprensa, que contabilizava 62% dos votos.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?