metropoles.com

Braskem: Congresso não enviou recursos para Defesa Civil em Maceió

Nenhuma emenda parlamentar foi enviada a Maceió com o propósito de custear ações de Defesa Civil durante o desastre da Braskem

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Área conhecida como Marco zero, onde foi registrado o afundamento do solo proximo a primeira casa afetada - Metrópoles
1 de 1 Área conhecida como Marco zero, onde foi registrado o afundamento do solo proximo a primeira casa afetada - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Nenhum parlamentar enviou emendas para custear ações de Defesa Civil em Maceió durante os cinco anos em que o desastre ambiental da Braskem está em curso.

As atividades de mineração da Braskem em Maceió provocaram os primeiros tremores de terra em março de 2018. Atualmente, 20% do território da cidade é afetado por afundamentos e rachaduras. Sessenta mil pessoas viviam nas áreas colapsadas.

Deputados e senadores devem apontar uma classificação funcional para as emendas, a fim de destacar qual será a aplicação dos recursos por governos estaduais e municipais. Não há registro no Portal da Transparência sobre repasses para custear a Defesa Civil em Maceió.

O deputado Paulão, do PT, virou coordenador da bancada alagoana na Câmara neste ano. Ele disse que não comentaria assuntos da legislatura anterior, mas afirmou que a Prefeitura de Maceió “nunca pediu para os parlamentares enviarem um centavo para a Defesa Civil”.

“A bancada atende a pedidos e demandas. A Prefeitura deveria ter tomado a iniciativa”, declarou Paulão, que está no quarto mandato na Câmara.

A cidade de Maceió é governada desde 2018 por JHC, hoje no PL. A coluna pediu um posicionamento à assessoria da Prefeitura, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço permanece aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?