Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Lucas Marchesini

Bolsonaro faz firmas de elevador lançarem cartilha ao defender escadas

Bolsonaro pediu para que brasileiros usem menos elevadores e mais escadas

atualizado 25/10/2021 23:49

Reprodução

Jair Bolsonaro pediu em uma live, no dia de 23 de setembro, que a população brasileira use escadas em vez de elevadores para economizar energia. O pedido do presidente fez com que empresas de elevador tivessem que criar cartilhas com esclarecimentos sobre o uso de energia dos aparelhos.

Disse Bolsonaro:

“Aqui tem três andares e, quando tem que descer, vou pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio, ajude a gente. Quanto menos mexer com elevador, mais economia de energia temos”, disse o presidente.

Em sua cartilha, a Associação Brasileira de Empresas de Elevadores (Abeel) explica que o pedido de Bolsonaro pode ter efeito contrário e gerar mais gasto de energia. Segundo Marcelo Braga, presidente da Abeel, ao desligar um dos elevadores para economizar, o outro pode ser sobrecarregado e o consumo não será aliviado.

O principal objetivo das empresas é desmentir a fala do presidente e alertar que inutilizar um dos elevadores em edifícios e subir pelas escadas não é a solução para reduzir o consumo de energia e diminuir os custos com eletricidade no condomínio.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna