Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto e Eduardo Barretto

Apex Brasil sofre ataque de hacker

A agência de promoção do Brasil no exterior está com todos os telefones fora do ar por conta do ataque

atualizado 29/11/2021 14:25

Divulgação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) sofreu um ataque de hackers nesse fim de semana. Segundo servidores da agência, houve o sequestro de dados, modalidade conhecida como ransomware.

Em nota, a Apex afirmou que o ataque ocorreu no sábado (27/11) e que não há, até o momento, registro de vazamento de informações.

“A equipe de TI da Agência vem trabalhando intensamente desde o início do ataque para efetuar as medidas de contenção, com vistas a restaurar as condições normais de operação tão logo possível. As autoridades competentes foram informadas e acionadas para a identificação da origem do ataque, bem como para a responsabilização de seus perpetradores”, disse o texto.

Nesse tipo de ataques, informações são criptografadas e um resgate tem de ser pago em troca da chave que permite recuperar os dados ou o acesso ao sistema comprometido. Devido ao ataque, todos os telefones fixos da Apex estão fora do ar desde o início da manhã de hoje.

A Apex tem como missão “promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira”.

Não é a primeira vez que um ataque como esse acontece com um órgão do governo federal. Em agosto deste ano, sistemas internos do Tesouro Nacional também foram atacados.  Já em novembro de 2020, o alvo foi o Ministério da Saúde.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna