Guilherme Amado

A pedido de juíza, defensora terá que pagar por criticar racismo

Defensora pública terá que pagar R$ 20 mil a uma juíza por ter comentado em rede social uma decisão judicial tomada por ela

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

RUNSTUDIO/Getty Images
Imagem ilustrativa de justiça
1 de 1 Imagem ilustrativa de justiça - Foto: RUNSTUDIO/Getty Images

A defensora pública Paula Camargo foi condenada a pagar R$ 20 mil em danos morais à juíza Rachel da Cunha, da Justiça do Rio de Janeiro, por ter ter feito uma postagem no Facebook e, sem identificar a juíza nem o réu, criticar uma decisão. A multa foi aplicada em 26 de janeiro.

A condenação se baseou na reportagem de um site da Bahia que identificou o caso e afirmou que a defensora havia apontado racismo na decisão da juíza.

Na decisão que gerou a confusão, a magistrada manteve preso um homem negro acusado de roubar uma bicicleta compartilhada em 2019, no Rio de Janeiro. A justificativa da polícia é que ele não aparentava ter como alugar o veículo.

Na postagem em sua rede social pessoal, a defensora citou o caso sem identificar o réu ou qualquer outra pessoa envolvida no caso e afirmou que a decisão havia sido tomada influenciada por uma ótica de criminalização da pobreza.

A juíza Rachel da Cunha moveu e ganhou a ação contra a defensora devido à reportagem, da qual ela não foi autora.

(Correção às 15h26 do dia 19 de fevereiro de 2022 – A primeira versão desse texto dizia erradamente que a defensora pública Paula Camargo havia imputado racismo à decisão proferida pela juíza Rachel da Cunha. O texto foi alterado para efeitos de clareza da informação.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações