metropoles.com

Volta às aulas: Secretaria de Educação elabora protocolo para rede privada

As instituições particulares de ensino do DF poderão retomar as atividades presenciais na próxima segunda-feira (27/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Alunos dentro de sala de aula
1 de 1 Alunos dentro de sala de aula - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou um protocolo com orientações sanitárias para o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares da capital do país.

As instituições de ensino privadas poderão retomar as atividades presencialmente na próxima segunda-feira (27/7). As aulas estão suspensas desde março no Distrito Federal.

O documento reúne informações sobre o distanciamento social e a limpeza dos espaços físicos diante do risco de disseminação do novo coronavírus.

A pasta orienta que os gestores das instituições de ensino particulares definam escalas de revezamento entre os profissionais e afastme do trabalho presencial pessoas do grupo de risco.

A Secretaria de Educação aconselha, também, que as escolas privadas adotem o sistema híbrido estabelecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para as unidades públicas.

O protocolo proposto orienta que, caso algum aluno apresente febre ou outros sintomas de Covid-19, o estudante deve ser levado para uma sala reservada até o comparecimento dos responsáveis.

O documento elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foi encaminhado ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF).

Confira:

Protocolo de Retorno by Metropoles on Scribd


0

 

Na rede pública

A Secretaria de Educação divulgou no dia 13 de julho o cronograma para a retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino do DF.

Os primeiros alunos a regressarem serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os da Educação Profissional. Em 8 de setembro, será a vez dos matriculados no ensino médio.

No dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade – Proem. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.

Para a educação infantil, a retomada está marcada para 28 de setembro, enquanto que para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais estão previstas para 5 de outubro.

Os centros interescolares de línguas continuarão tendo atividades exclusivamente remotas.

Confira o calendário

  • 31 de agosto: início das aulas presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional;
  • 8 de setembro: início das aulas do ensino médio;
  • 14 de setembro: início das aulas dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola Parque da Cidade (Proem);
  • 21 de setembro: início das aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque;
  • 28 de setembro: início das aulas da educação infantil;
  • 5 de outubro: início das aulas do ensino especial, educação precoce e classes especiais.
Rotina

Para manter o distanciamento social, a Secretaria de Educação optou por um modelo híbrido. Metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas – no caso daqueles que não tiverem acesso. Na semana seguinte, o sistema será invertido. A alternância irá até o fim do ano letivo, em janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?