metropoles.com

Tudo sobre impostos no DF: veja o que sobe e o que desce em 2022

Os contribuintes devem ficar atentos às alíquotas dos impostos em 2022. Alguns produtos e serviços terão isenção

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Carros
1 de 1 Carros - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ano de 2022 começa e, com ele, chegam os impostos. No Distrito Federal, alguns tributos sofrerão reajuste neste novo ano.

Uma boa notícia para os contribuintes brasilienses é que o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) terá a alíquota reduzida por 90 dias. Entre 1º de janeiro e 31 de março de 2022, a taxa cairá de 3% para 1%. A redução vale para quem protocolar o ato de transmissão do imóvel até 31 de março em cartório.

0

No caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), haverá redução da alíquota apenas para imóveis em construção com alvará. O índice terá queda de 3% para 1%.

A alíquota para imóveis residenciais permanecerá em 0,3%. Para imóveis comerciais, será de 1% e, no caso de lotes vazios, a taxa é de 3%. O índice de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também permanecerá o mesmo em 2022: 3% para automóveis; 2% para motocicletas; e 1% para caminhões e micro-ônibus.

O último reajuste do IPVA ocorreu em 2020. Naquele ano, o GDF reduziu as alíquotas do imposto em 0,5%, medida que segue valendo.

Apesar de as alíquotas do IPVA e do IPTU não sofrerem reajuste em 2022, haverá uma diferença no valor final pago pelo cidadão. É que os tributos terão, como base de cálculo, os valores dos bens corrigidos pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medida entre setembro de 2020 e agosto de 2021. Por isso, o reajuste do IPTU e do IPVA será de 10,42%, correspondente à inflação.

“Trata-se de um ajuste de atualização monetária, conforme está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, informou a Secretaria de Economia do DF, em nota.

Em 2022, os contribuintes poderão parcelar em até seis vezes o IPVA e o IPTU. O desconto à vista foi ampliado de 5% para 10%.

Isenção

Dentro do pacote de medidas incluídas no programa Pró-Economia II, lançado em novembro, também está a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 3% no caso de hotéis e hostels.

Além disso, há previsão da isenção do ICMS para operações com vacinas contra Covid-19, medicamentos destinados ao tratamento da Atrofia Muscular Espinal (AME), absorvente, óleo diesel e biodiesel a empresas do transporte público, entre outros produtos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?