metropoles.com

Troca no Instituto de Criminalística abre atrito com entidades

O perito criminal Eduardo Ramalho substituirá Emerson Pinto de Souza, que atua como diretor do IC desde janeiro de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Prédio verde da PCDF
1 de 1 Prédio verde da PCDF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil do DF (PCDF) terá novo diretor. O perito criminal Eduardo Dias Ramalho assume a função. Ana Flávia Belchior de Andrade (também perita criminal) será a diretora-adjunta do IC.

Eduardo Ramalho substituirá Emerson Pinto de Souza, que está no cargo desde janeiro de 2019.

A troca de comando no IC foi tema de nota pública assinada por duas instituições que representem trabalhadores da categoria.

O Sindiperícia e a Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística protestaram contra a exoneração de Emerson Pinto. Argumentam que a substituição teria ocorrido em resposta a um suposto movimento para prejudicar o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido.

“Mesmo que fosse verdade, a decisão demonstrou completa dissociação da direção da PCDF com a realidade: nem a associação nem o sindicato são subordinados ao diretor do IC”, disseram as entidades em nota.

O IC está subordinado ao Departamento de Polícia Técnica, sob o comando do perito criminal Cleverlande Alves de Melo.

Robson Cândido, que dirige a PCDF, afirmou à coluna que não fez qualquer tipo de ingerência para a troca de comando no Instituto de Criminalística.

“Este cargo está subordinado a um diretor de departamento que, por sinal, é altamente qualificado. Não participei da decisão de mudança, até porque dou total autonomia para a minha equipe trabalhar. Trata-se de uma troca legítima, feita dentro dos padrões da administração”, afirmou Robson Cândido.

Compartilhar notícia