Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Grande Angular

Toffoli será relator do recurso de Arruda contra rejeição da candidatura

O TRE-DF rejeitou segundos embargos no caso de Arruda, encerrando análise do processo na Corte. O caso será encaminhado ao TSE

18/09/2026 04:00
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Dias Toffoli Tribunal Superior Eleitoral TSE analisa o uso de inteligência artificial em vídeo eda candidatura de Flávio Bolsonaro IA e deepfakes nas Eleições 2026 Metropoles 3

O ministro Dias Toffoli será o relator, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do recurso de José Roberto Arruda (PSD) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que indeferiu o registro da candidatura dele ao cargo de governador do DF.

No dia 3 de setembro, em decisão unânime, o TRE-DF reconheceu a inelegibilidade de Arruda em razão de condenações por improbidade administrativa, julgando procedentes as ações de impugnação da candidatura.

Nesta quinta-feira (17/9), o TRE-DF rejeitou segundos embargos apresentados pelo autor de uma das impugnações, Cláudio Ferreira Domingues, e aplicou multa de um salário mínimo por recurso protelatório.

O relator no TRE-DF, desembargador Guilherme Pupe, afirmou que indicou à Secretaria Judiciária que faça, com máxima urgência, a publicação do acórdão, com remessa ao gabinete do presidente para envio ao TSE.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

No Tribunal Superior Eleitoral, o caso vai para a relatoria de Toffoli porque o Código Eleitoral determina que a distribuição do primeiro recurso que chegar na Corte previnirá a competência do relator para todos os demais casos da mesma unidade da Federação. O ministro já foi designado como relator em outros processos do DF, por isso, deve ficar responsável pelos demais.

Toffoli será relator do recurso de Arruda contra rejeição da candidatura - destaque galeria
4 imagens
Pela manhã o candidato Arruda cumpriu agenda de campanha em Sobradinho, Arapoanga e Planaltina
Arruda participa de sabatina no SBT
Durante a coletiva, Arruda reafirmou que vai recorrer da decisão do TRE que barrou sua candidatura
José Roberto Arruda
1 de 4

José Roberto Arruda

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Pela manhã o candidato Arruda cumpriu agenda de campanha em Sobradinho, Arapoanga e Planaltina
2 de 4

Pela manhã o candidato Arruda cumpriu agenda de campanha em Sobradinho, Arapoanga e Planaltina

Divulgação/Arruda
Arruda participa de sabatina no SBT
3 de 4

Arruda participa de sabatina no SBT

Vinícius Schimidt/Metrópoles
Durante a coletiva, Arruda reafirmou que vai recorrer da decisão do TRE que barrou sua candidatura
4 de 4

Durante a coletiva, Arruda reafirmou que vai recorrer da decisão do TRE que barrou sua candidatura

Reprodução Youtube José Roberto Arruda

No recurso ao TSE, a defesa de Arruda argumentou que as mudanças promovidas na Lei da Ficha Limpa em 2025 deixaram o político elegível.

Os advogados Francisco Emerenciano e Yully Carneiro de Alencar afirmaram ser “evidente que as condenações por improbidade devem gerar inelegibilidades”, mas ponderaram que “não podem representar um convite à manipulação de processos por meio de fatiamento das ações judiciais para reduzir a pó a capacidade eleitoral passiva de candidaturas”.