metropoles.com

“Timing técnico é diferente do timing político”, diz presidente do BC sobre juros

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, explicou o motivo pelo qual a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, durante Lide Londres

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Ferugon/Lide
Fotografia colorida de homem em púlpito
1 de 1 Fotografia colorida de homem em púlpito - Foto: Felipe Ferugon/Lide

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o anseio pela queda de juros é um “elemento político” em um “trabalho puramente técnico”.

Durante o Lide Brazil Conference, em Londres, nesta sexta-feira (21/4), Campos Neto explicou o motivo pelo qual a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%.

Segundo Campos Neto, o BC aumentou os juros ainda em 2022, ano da eleição. Se isso não tivesse sido feito, de acordo com o presidente da instituição, a inflação estaria “muito descontrolada e com um custo para a sociedade muito maior”.

“A inflação é o imposto mais regressivo que existe, transfere poder de compra do povo para o governo e é um causador de desigualdade. O Brasil sempre teve juros reais mais altos, mas agora são inferiores à média, e precisamos trabalhar para que caiam mais”, declarou.

Campos disse ainda que os juros no Brasil são altos em função da baixíssima recuperação de crédito e dos indicadores de risco.

Assista à apresentação de Roberto Campos Neto no Lide Brazil Conference:

O titular do BC comparou o Brasil com outros países e afirmou que, no caso da Turquia, onde o juros real é negativo, “a moeda desvalorizou mais de 100% e a inflação está em torno de 70%”.

“Para aqueles que acham que juro real negativo é sinal de um país saudável e crédito abundante, basta olhar para a Turquia, que tem juro real negativo, não tem crédito abundante, não é saudável e foi um dos maiores índices de pobreza nos últimos tempos.”

Autonomia

O presidente do BC defendeu a autonomia da instituição contra influência política. Recentemente, o Banco Central foi fortemente pressionado por declarações do presidente Lula (PT) e de outros políticos, como o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Também presente no Lide, Pacheco afirmou, na quinta-feira (20/4), que o Brasil não vai crescer com a taxa básica de juros a 13,75% ao ano.

Campos Neto disse que “o Banco Central é um órgão técnico, que toma decisões baseadas em critérios técnicos e transparentes”. “O timing técnico é diferente do timing político. Por isso, a autonomia é importante para dar à sociedade a garantia de que a gente tem funcionários técnicos tomando decisões técnicas sem viés político”, frisou.

Pix

Durante a apresentação no Lide Brazil Conference, em Londres, Campos Neto disse que o Pix tem 134,8 milhões de usuários pessoa física e 11,5 milhões de pessoas jurídicas. Segundo os dados do BC, 33 milhões de pessoas não faziam transferência eletrônica antes do Pix e, agora, usam o Pix de forma constante e regular.

O presidente do BC pontuou que, dentro do período de um ano e meio a dois anos, será lançado um aplicativo oficial no qual um cidadão conseguirá ver todos os dados dele em diferentes bancos.

“Hoje, você já consegue entrar no seu banco e ver informação de outro banco. Já tem bancos que enviam mensagens para clientes quando eles têm cheque especial para mudar para outro produto. Isso significa competição on-line com comparabilidade e portabilidade instantânea”, assinalou.

Lide

As oportunidades do Brasil no Reino Unido e na União Europeia são o tema principal desta edição do Lide Brazil Conference, transmitido ao vivo no YouTube do Metrópoles, a partir das 8h no horário de Londres (4h no horário de Brasília).

O Lide Brazil Conference reúne ministros, governadores, mais de 250 empresários e investidores para debater os desafios econômicos e institucionais do Brasil e estimular as relações bilaterais entre as duas nações.

O Grupo de Líderes Empresariais (Lide) foi criado pelo empresário e ex-governador de São Paulo João Doria. Hoje, é presidido pelo filho dele, João Doria Neto.

Assista ao segundo dia do evento:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?