metropoles.com

Secretário Sandro Avelar: “DF tem nível de insegurança tolerável”

Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que DF registrou queda de todos os tipos de crimes contra o patrimônio, entre 2022 e 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, fala com a imprensa sobre a intervenção federal na Segurança Pública. No detalhe, o secretário Sandro Avelar - Metrópoles
1 de 1 Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, fala com a imprensa sobre a intervenção federal na Segurança Pública. No detalhe, o secretário Sandro Avelar - Metrópoles - Foto: Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

De janeiro até a última quarta-feira (20/12), o Distrito Federal registrou queda no número de ocorrências de crimes contra o patrimônio, na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, em entrevista ao Metrópoles, nesta sexta-feira (22/12).

Para o chefe da pasta, a capital federal ainda é um local considerado seguro, mas ele destacou que a pasta atua para aumentar mais a sensação de segurança.

Metade da população carcerária do DF está presa por crimes contra o patrimônio

“Em relação aos crimes contra o patrimônio, esses números têm caído. Mas ainda existe um sentimento de insegurança por parte da população. Aqui no DF, ainda está em nível tolerável, em comparação a outras unidades da Federação, mas temos tentado trabalhar com eficiência para compensar nossos efetivos de policiais, que são bastante reduzidos”, afirmou.

A fim de conseguir deslocar policiais da melhor forma para atendimento das ocorrências, a pasta adotou sistemas de videomonitoramento em áreas públicas e trabalha com a análise de manchas criminais.

“São 440 microrregiões no DF, e temos os números exatos de quais são os crimes que ocorrem nelas, em qual horário e em qual dia, para que possamos deslocar o efetivo prioritariamente, respeitando esses dados”, detalhou.

Taxa de crimes contra o patrimônio em 2023, na comparação com 2022 (1º/1 a 20/12):

  • Roubo a pedestre: -24%
  • Roubo em transporte coletivo: -30%
  • Roubo em comércio: -16,5%
  • Roubo de veículo: -16%
  • Roubo em residência: -19%
  • Furto em veículo: -11%

Assista à entrevista completa: 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?