metropoles.com

Presidente do PDT pede à Justiça Federal investigação sobre offshores de Guedes e Campos Neto

Carlos Lupi apresentou uma ação civil pública em que aponta haver “indícios de dano ao erário e conflito de interesse”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo guedes de olhos fechados
1 de 1 Paulo guedes de olhos fechados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, entrou com uma ação civil pública contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O processo foi protocolado nesta quarta-feira (13/10), e distribuído à 14ª Vara Federal Cível de Brasília.

Lupi pediu à Justiça Federal uma investigação sobre as offshores de Guedes e Campos Neto em paraísos fiscais. O caso foi revelado pelo Pandora Papers, trabalho colaborativo coordenado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), do qual o Metrópoles faz parte.

Advogado nacional do PDT, Walber Agra disse à coluna Grande Angular haver indícios de “dano ao erário e conflito de interesse”. “Guedes tinha informações privilegiadas e informações altamente sensíveis, como a variação da taxa de juro que impacta sobre o câmbio. Isso é o mínimo”, afirmou.

0

O PDT também entrou com processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Agra disse que, no Supremo, a ação trata de possíveis ilícitos penais.

Na semana passada, o STF arquivou dois pedidos, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de um grupo encabeçado pela Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, para que fosse solicitada à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma investigação sobre as offshores.

No último sábado (9/10), a defesa do ministro da Economia, realizada pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, afirmou que o arquivamento é “demonstração inequívoca de que não há ilegalidade” nos negócios de Guedes.

A nota reitera que Guedes não se beneficiou do cargo no governo federal e que ele está afastado da administração do negócio.

A coluna entrou em contato com as assessorias do Ministério da Economia e do Banco Central sobre a ação civil pública do PDT. O Banco Central disse que não comentará o assunto. A reportagem aguarda retorno da pasta federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?