Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Obras do Museu de Arte de Brasília, fechado há 14 anos, são concluídas

A reforma do MAB avança para a etapa final. O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, disse que quer reinaugurá-lo até abril

atualizado 06/01/2021 17:06

Obras do Museu de Arte de Brasília são concluídasMaterial cedido ao Metrópoles

As obras de reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) foram concluídas nessa terça-feira (5/1). O MAB está fechado há 14 anos. Em 2007, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) considerou que as instalações eram um risco para o acervo e recomendou o encerramento das atividades no local. 

A reforma agora avança para a última etapa. Faltam detalhes finais, como paisagismo, e a vistoria do trabalho realizado pela empresa contratada, a Engemil Engenharia – tudo deve ser feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a responsável por fiscalizar o contrato. O órgão informou à coluna Grande Angular que vai entregar o novo MAB à Secretaria de Cultura e Economia Criativa até 15 de fevereiro.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, disse que a pasta quer reinaugurar o Museu de Arte de Brasília até abril deste ano. “Temos que equipar o museu. É um processo que envolve aquisição de materiais”, pontuou.

Os trabalhos de intervenção do prédio, localizado às margens do Lago Paranoá, começaram em 2017. A previsão inicial era de finalizá-los em 2019, mas o prazo foi adiado para 2021. A empresa Engemil Engenharia executou a obra com custo aproximado de R$ 9,6 milhões. O projeto do novo museu inclui energia fotovoltaica, climatização em quase todos os ambientes e acessibilidade.

Confira algumas imagens do projeto:

0

As obras de arte do acervo do MAB estão no Museu Nacional. As peças foram produzidas entre 1950 e 2001. O secretário de Cultura prevê que o MAB seja conectado com o Museu Nacional. “Não vai ser possível transferir imediatamente de uma vez. É um dos acervos mais valiosos da cultura do Brasil”, assinalou.

“Satisfeita”

Empresa contratada para executar as intervenções no MAB, a Engemil Engenharia informou à reportagem que ficou “muito satisfeita em entregar a obra para a população brasiliense, que agora vai poder desfrutar do grande acervo do Museu de Arte de Brasília”.

0

Mais lidas
Últimas notícias