metropoles.com

OAB repudia racismo contra PM no DF: “Praga insiste em se perpetuar”

A Comissão de Igualdade Racial e a Diretoria de Igualdade Racial e Social da OAB-DF ofereceram apoio jurídico para lidar com o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Patrick Sóstenes suspeito por injúria racial
1 de 1 Patrick Sóstenes suspeito por injúria racial - Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) divulgou uma nota de repúdio contra o ato de racismo cometido por um jovem ao ser abordado por um policial militar.

No último sábado (9/7), o 2º sargento da PMDF Shemeoerk Apoliano abordou Patrick Sóstenes de Souza Ferreira, 26 anos, na orla do Lago Paranoá. Segundo o PM, o rapaz recusou-se a se virar de costas e disse que “não seria abordado por policial negro”. Ele foi preso por injúria racial.

A Comissão de Igualdade Racial e a Diretoria de Igualdade Racial e Social da OAB-DF disseram que “o racismo, em todas as suas formas, deve ser rechaçado, combatido e amplamente punido”. “O ataque discriminatório racial contra um agente do estado no exercício de sua função institucional demonstra preocupação e liga um forte sinal de alerta aos níveis que o racismo no Brasil vem alcançando”, afirmaram.

Os setores especializados da OAB-DF se colocaram à disposição da Polícia Militar do DF e do 2º sargento “para apoio e todo o suporte jurídico necessário para apuração e, sendo o caso, punição para esta prática horrível que não deve ter qualquer espaço em nossa sociedade.”

“Estaremos juntos, enquanto instituições e pessoas, para exterminar esse mal da nossa sociedade. Racismo não é mal-entendido, racismo é crime e deve ser completamente reprovado por todos e todas”, disseram.

Segundo a comissão e a diretoria, “apenas com atuações conjuntas e visando atacar a raiz deste mal, mas sem esquecer das adequadas responsabilizações individuais, é que vamos superar esta ‘praga’ que insiste em se perpetuar em nossa sociedade.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?