metropoles.com

Nunes Marques suspende condenação e Roney Nemer volta a ser elegível

Decisão publicada nesta sexta-feira (1º/7) é do ministro Kassio Nunes Marques e suspende decisão anterior do STJ

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos deputados
O ex-deputado distrital Rôney Nemer, durante fala no plenário da CLDF. Ele precisou de doações de sangue após pós-operatório complicado de cirurgia no quadril - Metrópoles
1 de 1 O ex-deputado distrital Rôney Nemer, durante fala no plenário da CLDF. Ele precisou de doações de sangue após pós-operatório complicado de cirurgia no quadril - Metrópoles - Foto: Cleia Viana/Câmara dos deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a condenação do ex-deputado federal Roney Nemer em relação às denúncias da operação Caixa de Pandora. A decisão é do ministro Kassio Nunes Marques e torna sem efeito um parecer anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com a decisão, publicada nesta sexta-feira (1º/7), o ex-parlamentar volta a ser elegível. Condenado a oito anos de inelegibilidade, Nemer buscava o reconhecimento de sua inocência. O pedido de recurso aceito se baseia na nova Lei de Improbidade. Nemer foi acusado de receber, durante o exercício do mandato de deputado distrital, vantagem ilícita para prestar apoio político ao governo de José Roberto Arruda (PL).

“Em face do exposto, suspendo a eficácia do acórdão proferido pelo Superior Tribunal de Justiça, restando restabelecidos os direitos políticos de Roney Tanios Nemer”, escreveu Nunes Marques na decisão.

A defesa do ex-parlamentar alegou irregularidade nas escutas ambientais feitas pelo delator do esquema de corrupção, Durval Barbosa. Os advogados queriam esperar perícia nas gravações para a realização do julgamento no STJ, mas os ministros da Primeira Turma negaram o agravo de forma unânime.

Em fevereiro deste ano, a Primeira Turma do STJ negou os recursos de Nemer e de Arruda.

Arruda segue inelegível

O despacho desta sexta é referente apenas a Nemer e não se estende a Arruda, que segue inelegível.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?