
Grande AngularColunas

Números da dengue dobram em 2022 e DF chega a 3.287 casos confirmados
Subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, avalia que a pandemia de Covid-19 fez diminuir as ações de prevenção
atualizado
Compartilhar notícia

Entre 2 e 29 de janeiro deste ano, o Distrito Federal teve 3.287 casos notificados de dengue. O número representa aumento de 99,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.
Em termos de incidência por 100 mil habitantes, a taxa acumulada em quatro semanas por 100 mil pessoas foi de 313,13 casos em Vicente Pires. Depois, aparecem Sobradinho I (186,89), São Sebastião (177,6), Sobradinho II (148,18) e Lago Norte (129,29.
As regiões administrativas com menor registro por 100 mil habitantes foram Santa Maria (17,02) e Gama (18,79). Dois casos graves foram registrados e não houve confirmação de óbitos, como ocorrido em 2021.
Impacto da pandemia
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, avalia que a Covid-19 fez diminuir as ações de prevenção ao longo de todo o ano de 2021, pois havia restrições para os agentes entrarem nos domicílios.
Por outro lado, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti mostrou que a infestação predial do mosquito Aedes aegypti está em queda no Distrito Federal. Isso deve trazer consequências positivas em um futuro próximo, uma vez que o estudo mostrou a redução do número de larvas.
“É o primeiro ponto de resposta que a Secretaria está dando. A gente está acabando com a prole desses mosquitos para que não haja disseminação”, diz Divino.
No início de dezembro, a pasta empossou 500 novos Agentes de Vigilância Ambiental para reforçar a atividade. Agora, o planejamento é diversificar as ações de combate, com foco no extermínio de larvas. Os serviços hospitalares também se mobilizaram para ampliar a atenção aos pacientes contaminados.
