metropoles.com

Morre Creso Villela, fiscal das obras do Congresso e empresário

O engenheiro Creso Villela tinha 95 anos e morreu em casa. O corpo será cremado em cerimônia reservada a familiares, a pedido dele

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de Creso Villela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Creso Villela - Metrópoles - Foto: Reprodução

O engenheiro e arquiteto Creso Villela, que atuou como fiscal das obras de construção do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes, em Brasília, morreu nessa sexta-feira (3/5).

Creso Villela tinha 95 anos. “Ontem [sexta-feira], às 17h35, descansou meu avô doutor Creso Villela. Expirou dormindo e sem dores”, disse o engenheiro civil Vitor Villela, um dos netos do pioneiro de Brasília.

0

Creso Villela nasceu em Jataí (GO) e formou-se engenheiro e arquiteto na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1957. No ano seguinte, mudou-se para Brasília e trabalhou na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) como fiscal de algumas das obras mais importantes do país.

À época da construção de Brasília, Creso Villela chegou a morar em um acampamento, com a esposa Ernestina, onde hoje fica o estacionamento do Senado.

Em 1968, o engenheiro fundou a própria empresa, a Villela e Carvalho, responsável por construir mais de 800 mil metros quadrados no DF. A construtora foi a primeira a obter Habite-se em Águas Claras e no Noroeste. Creso Villela também atuou como presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

O corpo de Creso Villela será cremado neste domingo (5/5), em uma pequena cerimônia restrita a familiares, atendendo ao pedido dele. O engenheiro deixa sete filhos e dezenas de netos.

“Creso Villela foi uma referência de empresário, líder sindical e ser humano. Sua partida deixará um vazio na história da cidade, especialmente na construção civil, mas também um enorme legado para as pessoas que o conheceram e para o setor seguir cada vez mais forte com seus ensinamentos”, disse o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?