metropoles.com

Ministro do STJ diz que não chamou colega de “velha” em áudio vazado

Francisco Falcão ligou para outro ministro e, enquanto Assusete Magalhães falava, ele disse: “Ninguém aguenta mais essa velha”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Vaza áudio de Francisco Falcão
1 de 1 Vaza áudio de Francisco Falcão - Foto: Reprodução/YouTube

Após receber críticas, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão negou que tenha chamado a ministra Assusete Magalhães de “velha”.

Em um áudio vazado durante julgamento na Primeira Seção do STJ, na quarta-feira (10/11), Falcão liga para o colega Benedito Gonçalves e diz: “Ninguém aguenta mais essa velha”. Gonçalves ri em seguida.

Em nota, o gabinete do ministro diz que o comentário vazado “se deu em uma conversa privada, sem relação alguma com nenhuma magistrada do tribunal”. “De todo modo, a quem tenha se sentido ofendido, o ministro pede escusas pelo episódio”, afirma.

A nota destaca que “a convivência harmoniosa é uma característica entre os ministros do STJ e, em todos os anos em que atua na instituição, inclusive durante o exercício da presidência, o ministro sempre tratou todos e todas com a mesma igualdade”.

Vídeo. Ministros do STJ batem boca durante sessão: “Vou me retirar”

Uma das críticas direcionadas ao comentário de Falcão veio da Comissão Ajufe Mulheres, da Associação dos Juízes Federais do Brasil. O grupo publicou uma nota na qual se solidariza com a ministra Assusete em razão do “comentário ofensivo enquanto exercia a sua atividade jurisdicional”.

“A manifestação apoia-se em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam violações de direitos das mulheres”, assinalou.

Falcão e Assusete tem apenas três anos de diferença. O ministro possui 69 anos, enquanto a colega tem 72 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?