metropoles.com

Manifestantes no QG do Exército expõem supostos “infiltrados”

Cidadãos que participam do movimento que pede ajuda das Forças Armadas para impedir a posse de Lula (PT) alertam para “infiltrados” no QG

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Torres/ Metrópoles
Militantes bolsonaristas protestam no QG do Exército, em Brasília, com carros de som e barracas armadas. Eles usam verde e amarelo - Metrópoles
1 de 1 Militantes bolsonaristas protestam no QG do Exército, em Brasília, com carros de som e barracas armadas. Eles usam verde e amarelo - Metrópoles - Foto: Felipe Torres/ Metrópoles

Manifestantes acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, têm exposto na internet supostos “infiltrados” que estariam tentando enfraquecer o movimento.

As postagens que se referem a “falsos patriotas” — que supostamente tentam influenciar os manifestantes a saírem de frente do QG e irem para outro ponto, como a Esplanada dos Ministérios –, começaram a ganhar força na última quarta-feira (30/11).

Naquele dia, houve uma manifestação na Esplanada referente ao Dia do Evangélico, feriado na capital federal. Índios e outras pessoas vestidas de verde e amarelo foram até ao local. Havia receio de esvaziamento do acampamento em frente ao QG, mas as barracas e a movimentação permaneceram na área militar.

Um mês no QG do Exército: ato tem militantes mobilizados, feira e massagem

0

Em um dos vídeos que circulam entre os manifestantes, um homem vestido com camiseta amarela é hostilizado por um grupo em frente ao QG. “Vai para a Esplanada sozinho! Fora, vaza!”, grita uma pessoa não identificada.

Outro vídeo mostra uma mulher apontada como “infiltrada” falando para alguns irem para a Esplanada. “Amor, as pessoas são livres”, diz ela, mas, em seguida, um homem a acusa: “Estão tentando tirar o pessoal daqui”.

O sentimento de desunião e desconfiança ecoa no QG do Exército. Na última quarta-feira (30), o jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio esteve no acampamento, em Brasília, e falou para os manifestantes desconfiarem das pessoas que não souberem cantar hinos constantemente usados pela militância.

Uma das mulheres que abordou o jornalista falou a ele sobre a divergência do grupo: “O pessoal tem que se unir de novo. Está ficando desunido”.

Um dos supostos manifestantes fake é o ex-deputado e ex-senador Sibá Machado (PT). Segundo militantes, ele “está infiltrado no meio dos patriotas em Brasília, passando desinformação e tentando acabar com as manifestações”. A coluna procurou Sibá a respeito da acusação e aguarda retorno.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?