metropoles.com

Justiça Federal autoriza DF a suspender ICMS do álcool em gel

Decisão veio após assunto sair da pauta do Confaz. Medida vale também para outros produtos no combate ao coronavírus, como máscara e luva

atualizado

Compartilhar notícia

Freepik
Mulher de blusa xadrez limpando superfície com produto pequeno
1 de 1 Mulher de blusa xadrez limpando superfície com produto pequeno - Foto: Freepik

O governo do Distrito Federal (GDF) conseguiu liminar para reduzir a zero o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do álcool em gel — a medida vale para outros produtos de higiene usados para a ajudar na contenção do novo coronavírus, como máscaras e luvas. Com a vitória, o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai editar decreto ainda nesta segunda-feira (23/03) fazendo valer a determinação.

A Justiça Federal considerou que a falta de deliberação sobre o assunto pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) causou um problema de saúde pública e que era necessário “pronunciamento jurisdicional”.

O Confaz fez reunião extraordinária na última sexta-feira (20/03), mas o assunto acabou retirado de pauta. Alguns estados argumentaram que a medida teria indício de guerra fiscal.

O magistrado Rafael Paulo Soares Pinto, juiz federal plantonista, discordou. Ele concedeu mandado de segurança ao DF para “suspender ou reduzir” o ICMS do álcool em gel, insumos para fabricar o produto (exceto energia elétrica e embalagens), luvas médicas, máscaras médicas, hipoclorito de sódio 5% e álcool 70%.

Confira a decisão:

Decisão – MS – ICMS by Leonardo Meireles on Scribd

De acordo com o juiz, o objetivo do GDF não é promover guerra fiscal. Para ele, a urgência é justificada porque a próxima reunião do Confaz só será em abril, quando a pandemia da Covid-19 pode estar em uma situação bem mais crítica “ou até irreversível”.

“Frisa-se que a situação atual do Distrito Federal é uma das mais graves e preocupantes do país e a demora de uma decisão administrativa ou mesmo um provimento judicial final poderia trazer danos irreparáveis não apenas ao Distrito Federal, mas a toda a sociedade que se tem o dever de proteger”, afirma Rafael Paulo Soares Pinto na decisão.

Ibaneis ainda deve acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (23/03), para pedir que o ICMS em produtos de combate ao coronavírus seja reduzido a zero.

Veja o decreto do governador:

Decreto de isenção do álcool em gel by Leonardo Meireles on Scribd

O GDF publicou diversos decretos para evitar a transmissão da doença. Aulas foram suspensas, assim como o funcionamento de academias e templos religiosos. A maior parte do comércio também foi proibida de funcionar. Somente farmácias, padarias, supermercados, açougues e lojas de material de construção estão autorizadas a abrir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?