Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Justiça do Trabalho manda Embrapa adotar home office imediatamente

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, 100 empregados de três unidades estão com Covid

02/02/2022 12:36, atualizado 02/02/2022 16:23
Compartilhar notícia
Divulgação/Embrapa
Fachada de prédio da Embrapa

A 16ª Vara do Trabalho de Brasília determinou, nesta quarta-feira (2/2), a suspensão imediata das atividades presenciais dos empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A decisão da juíza Audrey Choucair Vaz vale para os funcionários das unidades Embrapa Sede, Embrapa Agroenergia e Embrapa Café. A Embrapa deve adotar o regime de teletrabalho nos próximos meses.

Nos casos em que o home office for inviável, deve-se instaurar o revezamento, segundo a decisão. Se a empresa descumprir a determinação judicial, deve pagar multa de R$ 50 mil.

A magistrada disse, na decisão, que a Embrapa funcionou em regime de teletrabalho ou de revezamento em 2021. “Não há razão para que justamente agora, no auge da pandemia, o trabalho retorne ao regime presencial”, ressaltou.

A juíza também levou em conta o fato de que o extenso número de contagiados tem dificultado a realização de exames de detecção do coronavírus, “problema de saúde pública que contribui para o aumento do contágio”.

A decisão da Justiça do Trabalho atende a um pedido da Seção Sindical Embrapa Sede. Advogada do sindicato, Denise Rodrigues Pinheiro disse que 100 empregados das unidades Embrapa Sede, Agroenergia e Café testaram positivo para Covid-19 no mês passado, o primeiro mês de retorno às atividades presenciais.

A Embrapa informou, em nota, que “ainda não recebeu oficialmente a decisão da Justiça do Trabalho e, portanto, não vai comentar o assunto”.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters