metropoles.com

Ibaneis e parlamentares do DF vão à casa de Aziz defender Fundo Constitucional

Comitiva esteve com relator para alertar sobre riscos da inclusão do Fundo no marco fiscal, como a manutenção de serviços essenciais ao DF

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
ibaneis-senadores-fcdf-reunião-30052023
1 de 1 ibaneis-senadores-fcdf-reunião-30052023 - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) e parlamentares da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional foram à casa do senador Omaz Aziz (PSD-AM), na manhã desta terça-feira (30/5), para defender o Fundo Constitucional (FCDF).

Aziz é o relator do projeto do novo arcabouço fiscal, que chegou ao Senado após ser aprovado na Câmara dos Deputados. A matéria propõe a inclusão do FCDF no teto de crescimento anual, limitado a 2,5% mais a inflação.

0

Nas contas do Governo do Distrito Federal (GDF), a medida pode levar a capital do país a perder R$ 87 bilhões em 10 anos e pôr em risco a manutenção de serviços essenciais.

O Fundo Constitucional é formado por recursos repassados pela União para manutenção da segurança e para compor parte do orçamento da educação e da saúde na capital federal.

Além de Ibaneis, participaram do encontro o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz; os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Leila Barros (PDT-DF); bem como o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

Ibaneis, Leila e Fraga eram de grupos adversários nas eleições, mas, neste momento, deixaram as diferenças ideológicas de lado para defender o futuro do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?