metropoles.com

Ibaneis confirma cancelamento das festas de Carnaval no DF

Aumento da taxa de transmissão, variante Ômicron e flurona fizeram o governador tomar a decisão de suspender a folia pública e privada

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Homem discursa em púlpito
1 de 1 Homem discursa em púlpito - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (6/1), que vai cancelar as festas de Carnaval no Distrito Federal. A informação foi confirmada pelo governador à coluna nesta manhã.

Inicialmente, estão suspensas as festas públicas e privadas.

0

A suspensão das comemorações historicamente conhecidas por aglomerações ocorre em meio aos casos da nova variante da Covid-19, a Ômicron, e de flurona (dupla infecção de gripe e Covid-19). O país também registra aumento da taxa de transmissão da doença pandêmica.

“Será muito difícil termos festas de Carnaval no DF”, diz Ibaneis

A taxa de transmissão do novo coronavírus chegou a 1,27 no Distrito Federal, índice divulgado pela Secretaria de Saúde no boletim epidemiológico de quarta-feira (5/1).

Segundo especialistas, taxa de transmissão acima de 1 representa avanço da pandemia. Quando o índice está abaixo dessa linha, sinaliza o controle da doença.

No Brasil

O DF junta-se a pelo menos 10 capitais brasileiras que cancelaram o Carnaval de rua em 2022. O aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 e de influenza A H3N2 no Brasil levou prefeitos a baterem o martelo sobre a decisão de não sediar a folia neste ano.

Pelo menos 10 capitais ainda não definiram se será viável realizar o evento. Até o momento, somente o Recife decidiu provisoriamente suspender o Carnaval, mas não descarta a possibilidade de reavaliação.

Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão neste ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid-19 e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações