Dez capitais cancelam Carnaval de rua por Ômicron e influenza. Confira
Das 27 capitais consultadas pelo Metrópoles, 11 estão indefinidas. Recife suspendeu, porém pode recuar, e BH liberou, mas não vai patrocinar

Pelo menos 10 capitais brasileiras cancelaram o Carnaval de rua em 2022. O aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 e de Influenza A H3N2 no Brasil levou prefeitos a bater o martelo sobre a decisão de não realizar a folia este ano. Ao menos 11 capitais ainda não definiram sobre o evento. Até o momento, somente o Recife decidiu provisoriamente suspender o Carnaval, mas não descarta uma reavaliação. Outras quatro das 27 capitais brasileiras não responderam.
Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão este ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAté o momento, além das capitais fluminense e baiana, Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), São Luís (MA) e Distrito Federal descartaram realizar ou dar estrutura para a folia nas ruas.
Nessa quarta-feira (5/1), a Prefeitura de Olinda (PE), cancelou o tradicional Carnaval da cidade por causa dos aumentos de casos de Covid-19 e de Influenza.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesIndefinição
São Paulo (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e Palmas (TO) ainda estão com indefinições acerca da realização da festa.
“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade na ocasião. A pasta, que faz parte da comissão de avaliação das atividades do Carnaval, irá apresentar os dados do quadro epidemiológico – relativo à Covid-19 – e de assistência hospitalar para a Prefeitura nesta quinta-feira (6/1)”, diz a nota.
Belo Horizonte (MG) informou à reportagem que não vai proibir a folia nas ruas da capital mineira, mas não vai financiar.
“Os desfiles das escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua são considerados manifestações culturais espontâneas de Belo Horizonte, não sendo necessária autorização prévia da administração municipal para a sua realização. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que não irá patrocinar o Carnaval de Belo Horizonte 2022, bem como não realizará nenhum tipo de cadastro de blocos ou investimento em infraestrutura”, afirmou, em nota.
A cidade de Ouro Preto, a cerca de 100 quilômetros da capital mineira e com tradicional carnaval universitário, decidiu cancelar a festa.
O Metrópoles também tentou contato com as prefeituras de Boa Vista (RR), Teresina (PI), Macapá (AP) e Vitória (ES) mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Confira a situação das capitais pelo Brasil:















