Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Ibaneis autoriza realização do Festival de Cinema de Brasília de 2020

A edição deste ano do tradicional evento tinha sido cancelada porque o orçamento previsto não estava mais disponível devido à pandemia

atualizado 09/06/2020 16:41

52º Festival de Brasília do Cinema BrasileiroMyke Sena/Especial para o Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou a realização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2020. Ibaneis confirmou à coluna Grande Angular, nesta terça-feira (09/06), que vai liberar os recursos necessários para o tradicional evento.

A 53ª edição do festival tinha sido cancelada porque os R$ 3 milhões previstos no orçamento não estavam mais disponíveis devido à pandemia do novo coronavírus.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, o Bartô, disse que soube da novidade por meio de uma ligação de Ibaneis nesta manhã. “Foi o melhor despertador que tive na minha vida. Ele disse para não me preocupar e iniciar o processo do que estamos necessitando porque está autorizado e liberado para fazer o festival”, contou.

“Já convoquei o pessoal para um reunião emergencial. Agora, a responsabilidade da gente dobra. Vamos fazer algo bonito”, destacou.

Menos gastos

O titular da pasta disse que o evento custará menos de R$ 3 milhões aos cofres públicos. “Sou coerente com o que tenho falado. Eu estava prometendo que faria com menos, então, vou fazer com menos”, afirmou. Se necessário for, Bartô espera contar com ajuda da iniciativa privada para se manter abaixo do orçamento.

O formato do Festival de Brasília de 2020 será híbrido. A previsão é de que as exibições sejam feitas em plataformas virtuais e no Cine Drive-In para não ferir as regras do distanciamento social.

Segundo Bartô, o mais provável é que o Festival de Brasília seja realizado em outubro, e não em novembro, como de costume. “Não podemos fazer em novembro, o que seria normal, porque novembro é um mês de chuva. A gente tem pensado em outubro. A data certa nós vamos definir”, disse.

0

Últimas notícias