metropoles.com

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Lira sobre kits de robótica

O ministro Gilmar Mendes atende ao posicionamento da PGR sobre a investigação iniciada em Alagoas e que envolvia o presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, sorri durante coletiva - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, sorri durante coletiva - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes arquivou o inquérito contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que envolvia a compra de kits de robótica.

A decisão dessa quinta-feira (21/9) atende ao posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o caso. O processo está em sigilo.

O ministro entendeu que o inquérito foi instaurado sem observar as regras da prerrogativa de foro, ou seja, o caso seria de competência do Supremo, e não da Justiça Federal em Alagoas.

Em agosto, Gilmar Mendes anulou todas as provas do caso. O arquivamento do inquérito é uma decorrência natural dessa última decisão.

A investigação da Polícia Federal (PF) mirava em supostos crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robótica para municípios alagoanos.

A operação tinha como suspeitos aliados de Arthur Lira. O pedido de anulação do caso foi assinado pela vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?