metropoles.com

GDF publica cronograma de reabertura de atividades, incluindo escolas

Foram definidas datas e regras para o retorno de estabelecimentos como academias, salões, bares, restaurantes e escolas públicas e privadas

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Cadeira azul em sala de aula
1 de 1 Cadeira azul em sala de aula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (2/7), o cronograma com a reabertura de atividades, incluindo as escolas públicas e privadas.

Colégios, universidades, faculdades da rede de ensino privada podem voltar a funcionar a partir do próximo dia 27. E a data para retorno das unidades públicas é 3 de agosto.

Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos estão autorizados a reabrirem as portas na próxima terça-feira (7/7). No mesmo dia, as academias poderão atender novamente. Bares e restaurantes retornam uma semana depois, em 15 de julho. De outro lado, o GDF manteve a proibição do funcionamento de cinemas, teatros e eventos.

As datas foram antecipadas, nessa quarta-feira (1º/7), pelo Metrópoles.

Confira o decreto com todas as regras:

Edição extra do DODF by Leonardo Meireles on Scribd

Escolas

O decreto do governo local estabelece protocolos e medidas de segurança para cada um dos setores.

As escolas, por exemplo, devem higienizar cadeiras e mesas de uso coletivo regularmente. As carteiras, cadeiras e mesas precisam ficar a 1,5 metro de distância uma das outras. Os estudantes também têm de respeitar esse espaço.

A norma proíbe o funcionamento de bebedouros nas unidades de ensino. No caso de uso de ar-condicionado, a manutenção e a limpeza dos filtros têm de ser feitas diariamente. A utilização de catracas e pontos eletrônicos por biometria fica suspensa.

Os horários de intervalo, refeições, saída e entrada, bem como de de utilização de ginásios, bibliotecas e pátios, devem ser escalonados a fim de evitar aglomeração. As instalações devem passar por limpeza geral e desinfecção antes da reabertura da escola.

Os salões de beleza e estabelecimentos similares podem funcionar conforme alvará expedido. As cadeiras de uso coletivo precisam ser higienizadas regularmente e a distância estabelecida para os assentos de atendimento é de dois metros.

De acordo com o documento, é proibida a permanência de pessoas em cadeira de espera dentro desses locais. Os equipamentos de trabalho precisam ser esterilizados após cada atendimento. Os funcionários e os clientes são obrigados a usarem máscara. No caso dos trabalhadores, além da máscara, é necessária a utilização de protetor face shield.

As toalhas e lençóis devem ser de uso exclusivo para cada um dos clientes.

Confira as datas de reabertura das atividades
7/7 – Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos, além de academias de todas as modalidades de esporte;
15/7 – Bares e restaurantes;
27/7 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino privada;
3/8 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?