metropoles.com

GDF inclui pacientes do home care na vacinação prioritária contra a Covid-19

Secretaria de Saúde fixou critérios para que enfermos de atendimento domiciliar pela pasta passem a integrar grupo a ser imunizado primeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Coronavac
1 de 1 Coronavac - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou nesta terça-feira (26/1) a inclusão, no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, de pacientes do home care (tratamento de saúde domiciliar) assistidos pela pasta.

Deverão ser imunizados os cidadãos que integram o perfil identificado como SAD-AD, que são aqueles de alta complexidade, internados em casa e que precisam de suporte de ventilação mecânica.

Os doentes com perfis AD2 e AD3 – internados em casa e acompanhados pelas equipes do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad) da Secretaria de Saúde – estão incluídos na lista de prioridade para receber a vacina. Um cuidador por grupo familiar de pacientes do Nrad também poderá receber as doses.

Além de atender aos critérios definidos pela pasta, os pacientes do tratamento domiciliar aptos a receber o imunizante devem ser maiores de 18 anos, pois as vacinas ainda são contraindicadas para pessoas com idade inferior.

A Secretaria de Saúde destacou que os empregados de home care de empresas privadas não estão contemplados nesta etapa de imunização prioritária contra o novo coronavírus.

Ampliação

O Distrito Federal recebeu, na segunda-feira (25/1), mais 19 mil doses da vacina Coronavac, produzida em uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. No domingo (24/1), 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, feita na Índia, chegaram à capital federal. O primeiro carregamento, de 106 mil doses, foi enviado no dia 18 de janeiro.

A Secretaria de Saúde anunciou, na segunda-feira (25/1), a ampliação da vacinação para todos os profissionais da rede pública, sem distinção de categorias. No caso da rede privada, devem ser imunizados apenas trabalhadores de hospitais, neste momento.

Os idosos e as pessoas com deficiência que estão internados em instituições de longa permanência, além de indígenas, continuam recebendo as doses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?