Eixão: após 8 anos, TCDF livra gestores de multa por queda de viaduto
Após a decisão de livrar os ex-gestores da Novacap, DER e Secretaria de Obras de multa, o TCDF arquivou o processo

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), por unanimidade, decidiu não aplicar multa a ex-gestores pela queda do viaduto no Eixão Sul , em Brasília (DF). O caso ocorreu há 8 anos. Em sessão realizada na quarta-feira (17/6), os conselheiros entenderam que não havia elementos suficientes para condenação individual.
O viaduto da Galeria dos Estados, no Eixão Sul, caiu em 6 de fevereiro de 2018. O processo chegou à Corte de Contas no mesmo ano. Após diversos recursos, representações e oitivas das autoridades envolvidas, o relator, conselheiro Inácio Magalhães, apresentou o voto em 2025. Inicialmente, o relator havia votado por aplicar uma multa de R$ 21 mil a quatro ex-integrantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e três da Secretaria de Obras.
Porém, os conselheiros André Clemente e Márcio Michel apresentaram divergência e votaram pela não condenação dos citados no processo. No entendimento deles, a queda do viaduto ocorreu devido a uma série de falhas sistêmicas. Por isso, não seria possível responsabilizar individualmente alguém pelo caso.
Inácio Magalhães reviu o voto e acompanhou os conselheiros. Todo o plenário votou no sentido de não aplicar a multa aos ex-gestores.
Durante o julgamento, o conselheiro Renato Rainha afirmou que “as dificuldades enfrentadas não decorreram exclusivamente da atuação de agentes específicos na Novacap, mas também de limitações institucionais e orçamentarias que afetaram a implementação tempestiva das soluções técnicas já identificadas”.
Em relação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rainha disse que “não ficou suficiente demonstrado qual era a providência concreta que o órgão poderia e deveria adotar naquele contexto específico”. Já sobre a Secretaria de Obras, o conselheiro destacou que “não fica claro qual secretário tinha capacidade de resolver o problema”.
André Clemente também falou durante o julgamento e reforçou que existia “um fracasso sistêmico da governança à época”.
Escaparam da multa:
- Hermes Ricardo Matias, presidente da Novacap de 7/01/2015 a 4/05/2016;
- Júlio Cesar Menegotto, presidente da Novacap de 5/05/2016 a 3/01/2019;
- Luiz Rogério Pinto Gonçalves, diretor de Obras Especiais da Novacap de 10/07/2014 a 10/11/2015;
- Márcio Augusto Roma Buzar, diretor de Edificações da Novacap de 7/01/2015 a 6/02/2018;
- Júlio Cesar Peres, secretário de Obras no período de 01/01/2015 a 14/06/2016;
- Antônio Raimundo Santos Ribeiro, secretário de Obras de 15/06/2016 a 31/12/2018;
- Maurício Canovas Segura, secretário-adjunto de Obras de 25/05/2012 a 29/08/2017.
A queda do viaduto
O desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, no coração de Brasília, ocorreu em 6 de fevereiro de 2018. Por sorte, ninguém ficou ferido e foram registrados apenas danos materiais.
O processo judicial do caso, resultante do inquérito policial que apurou os responsáveis, foi arquivado em 2022 por prescrição. Agora, será arquivado também no TCDF.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todas











