metropoles.com

Coronavírus: GDF manda suspender aulas por 5 dias

Governo do DF também proibirá aglomerações como shows, eventos esportivos e até missas. Determinação vale a partir desta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis Rocha em entrevista
1 de 1 Ibaneis Rocha em entrevista - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal vai decretar, nas próximas horas, suspensão das aulas em escolas públicas e privadas da capital do país por conta do coronavírus. Ficam proibidas, a partir da determinação, aglomerações como missas, eventos esportivos e shows. A regra valerá pelo prazo de cinco dias, contados a partir desta quinta-feira (12/03).

“Precisamos urgentemente traçar um plano para enfrentar esta doença, agora, caracterizada pela OMS como uma pandemia”, alerta o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha,

O DF investiga 78 casos suspeitos da doença. Até o momento, dois pacientes testaram positivo e estão em tratamento.

Segundo o chefe do Executivo local, colégios públicos e privados ou instituições que mantiverem as atividades, apesar do decreto, estarão assumindo risco de propagação da doença. A ordem deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).

Entre os eventos ameaçados pela medida, estão a manifestação prevista para domingo (15/03), organizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o Congresso Nacional, e a edição do UFC Brasília, marcada para sábado (14/03), no Ginásio Nilson Nelson.

Paciente internada

A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal continua internada em estado grave, mas teve melhora discreta no quadro clínico. A mulher de 52 anos está sob cuidados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência local para o Covid-19.

De acordo com o último boletim médico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, ela não apresenta mais febre.

O marido da paciente também foi diagnosticado com a doença. A Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado da contraprova do exame. Por força de ação judicial, apresentada pelo Governo do DF (GDF), ele está em isolamento.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) acionou a Justiça para evitar a movimentação do homem pelo DF. A pasta monitora quem teve contato com o casal antes dos diagnósticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a doença atingiu o patamar de pandemia mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?