metropoles.com

Caixa de Pandora: juiz rejeita recurso e mantém ação contra Arruda na Justiça Eleitoral

Em decisão da última sexta-feira (28/4), a 7ª Vara recusou o pedido do MPDFT e ratificou que o tema deve seguir para a justiça especializada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Operação Caixa de Pandora
1 de 1 Operação Caixa de Pandora - Foto: Reprodução

O juiz titular da 7ª Vara Criminal de Brasília, Fernando Brandini Barbagalo, manteve a própria decisão que envia processo de corrupção contra o ex-governador José Roberto Arruda e o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa, para a Justiça Eleitoral.

Em decisão da última sexta-feira (28/4), o magistrado recusou pedido do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e ratificou que o tema deve seguir na justiça especializada.

“Reavaliando o tema, ratifico que o feito deve seguir para Justiça especializada, na linha do que vem sendo decidido pela Terceira Turma Criminal do TJDFT em feitos análogos”, disse Barbagalo na decisão.

Arruda e Durval foram acusados pelo MPDFT de oferecer dinheiro proveniente de propina para a ex-deputada federal Jaqueline Roriz, em troca de apoio político nas eleições de 2006, quando Arruda foi eleito governador.

Em março deste ano, Barbagalo já havia enviado à Justiça Eleitoral a ação por corrupção contra Arruda e Barbosa. Na época, o juiz determinou a distribuição do processo para o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

O magistrado entendeu que o caso deve ser analisado pela Justiça Eleitoral, porque a acusação refere-se a valores utilizados no âmbito de campanha política.

Outras decisões

O magistrado segue a mesma linha adotada em outras decisões. Em fevereiro de 2023, o juiz enviou à Justiça Eleitoral outro processo, do mesmo caso, contra Jaqueline Roriz.

A parlamentar, segundo a acusação, teria recebido R$ 25 mil de Durval Barbosa em troca de apoio político para Arruda.

As ações contra os ex-deputados Leonardo Prudente e Junior Brunelli, acusados de receber dinheiro em troca de apoio, também foram enviadas do TJDFT para o TRE-DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?