metropoles.com

Ministério Público do DF pede a condenação do ex-piloto Nelson Piquet

Ele é acusado de racismo e homofobia, ao ser referir numa entrevista ao piloto de F1 Lewis Hamilton como  “neguinho”

atualizado

Compartilhar notícia

Lars Baron/Getty Images
Nelson Piquet no GP da Hungria - Metrópoles
1 de 1 Nelson Piquet no GP da Hungria - Metrópoles - Foto: Lars Baron/Getty Images

O Ministério Público do Distrito Federal apresentou um parecer à Justiça pela condenação do ex-piloto Nelson Piquet, referente à uma ação civil pública, apresentada por entidades e organizações sociais como o Educafro e a Aliança Nacional LGBTI+, pedindo indenização de R$ 10 milhões como forma de reparação por danos morais coletivos.

Piquet é acusado de racismo e homofobia  ao ser referir – numa entrevista ao canal Motorsports Talks – ao piloto de F1 Lewis Hamilton, em diversos momentos, por “neguinho”, além de insinuar que ele teria relações homoafetivas para alcançar o sucesso.

Na petição, os autores citam que, “durante a malfadada entrevista em que o réu comenta acidente ocorrido no Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, em julho de 2021, ele refere-se múltiplas vezes a Lewis Hamilton com menosprezo, sem sequer citar o nome do piloto inglês, referindo-se a ele apenas como “neguinho”, e incorrendo também em homofobia, afirmando que ‘O ‘neguinho’ devia estar dando mais c* naquela época”.

Na decisão, o MP confirma que houve “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”.

A atitude do ex-piloto, na avaliação do MP, “traduz claramente a sua concepção do profissional de cor negra, incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heteronormativos”.

A ação segue para a 20ª Vara Cível de Brasília.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?