metropoles.com

Em dia de Libertadores, veja 10 curiosidades sobre o torneio

A maior competição de futebol da América do Sul inicia a fase de mata-mata, com grandes clubes brasileiros em campo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/instagram
Imagem colorida de Gabigol beijando a taça da Libertadores em 2019
1 de 1 Imagem colorida de Gabigol beijando a taça da Libertadores em 2019 - Foto: Divulgação/instagram

 Atlético-MG, Corinthians e Atlético-PR, três grandes clubes brasileiros, entram em campo nesta terça-feira (28/6), pela Libertadores, respectivamente contra Emelec, Boca Juniors e Libertad. Amanhã é a vez de Palmeiras e Flamengo, que jogam contra Cerro Porteño e Tolima.

Aproveitamos essa retomada da Libertadores para relembrar 10 curiosidades sobre o mais importante torneio do continente sul-americano:

1)- Apenas dois jogadores na história marcaram gols em  finais da Libertadores e da Champions League: Neymar  (Santos 2×1 Peñarol e Barcelona 3×1 Juventus); e Hernán Crespo. ((River Plate 2×0 América de Cali e Milan 3×3 Liverpool).

2)- Estes são os cinco maiores artilheiros da Libertadores: Alberto Spencer–EQU (54 gols); Fernando Morena-URU (37 gols); Pedro Rocha-URU (36 gols); Daniel Onega-ARG (31 gols); e Julio Morales0URU (30 gols);

3)- O brasileiro com mais gols é Luisão: 29 gols em 42 partidas, atuando por Vasco, Corinthians, Grêmio e São Paulo. 

4)- O torneio, que antes era chamado de Copa dos Campeões da América, passou a ser denominado de Copa Libertadores a partir de 1965,, em homenagem aos grandes líderes das missões de independência dos países da América do Sul;

5)- Em 61 edições já realizadas do torneio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Grêmio são os clubes do Brasil que mais venceram, com três títulos cada um. Em seguida, vêm Internacional, Cruzeiro e  Flamengo, com dois; e Atlético-MG, Corinthians e Vasco, um título cada.

6)- O Nacional do Uruguai foi o time que mais disputou a Libertadores até agora, somando 48 participações, seguido de muito perto pelo também uruguaio Peñarol, que disputou 47 vezes a competição.

7)- Apesar de ter conquistado seu último título da Libertadores há 37 anos, o Independiente, da Argentina, ainda é o maior campeão, com sete troféus em sua galeria (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), seguido pelo também argentino Boca Juniors (seis) e pelo uruguaio Peñarol (cinco);

8)- Até hoje, o maior público do torneio foi Cruzeiro x Sporting Cristal (PER), em 1997, no estádio do Mineirão, mais de 106 mil torcedores presentes. Nesse jogo, a Raposa de Minas faturou o bicampeonato;

9)- Com 25 gols anotados este ano, o Palmeiras é o clube mais goleador na fase de grupos da Libertadores. Na sequência, aparecem:  River (24), Cruzeiro, América de Cali, e Blomming, todos com 20 gols.

10)- Antes de Palmeiras x Flamengo em 2021, Palmeiras x Santos, em 2020, houve outras duas finais com clubes brasileiros:  São Paulo x Athletico, em 2005;  e Internacional x São Paulo, em 2006.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações